terça-feira, 23 de junho de 2009

A Ética nas Atitudes

Há diversos livros tentando tratar a situação da Ética no jornalismo. No entanto, dificilmente veremos a questão dá ética ser seriamente discutida e ser posta em prática - principalmente considerando os grandes meios de comunicação/informação – veremos diversos desvios e, por várias vezes, uma dúvida poderá pairar a respeito de o que é agir eticamente e o que é não agir eticamente.
Usando o que está acontecendo no Irã, como exemplo, observa-se a prática jornalística seja pelos profissionais da área ou pelas mãos da população, em geral, participante dos protestos. Estamos sendo informados do ocorrido naquele país, vemos a acusação de corrupção e sabotagem das eleições, vemos a manifestação e a violência da polícia para com esta. Vemos também a dor de um pai perdendo sua filha com a cabeça estourada e ensangüentada e as cenas sendo filmadas sem nenhuma menção de ajuda a esse homem em desespero, prestes a perder a filha. Teria o cinegrafista agido corretamente?
Rio de Janeiro, favela da Rocinha, filma-se sem permissão alguma a agonia de uma mãe negra e pobre chorando o fuzilamento de seu filho (que ia para a escola) por oficiais do BOPE, filho esse quem ela depositava esperança de uma vida melhor, da qual ela não teve, e amor, muito amor pelo que suas lágrimas demonstram. O jornalista friamente filma demonstrando a problemática da violência na Cidade Maravilhosa, tornando a morte do garoto apenas mais um dado, mais uma estatística para o Jornal Nacional ou para o programa do Datena.
A vida parece não ser mais importante nesse sentido, é mais interessante a morte virar audiência (200 mortos, 355 mortos, 230 mortos... Falam das barbáries como se falam de quantos bois se abateu para fazer carne). Não seria uma questão ética tratar disso também? Reabrir discussões que não permitam o “vale-tudo” no jornalismo? Estabelecer critérios para impedir uma ética que valha para si e não para o outro? Que jornalista gostaria de ver a mãe sendo filmada depois de falecer no hospital? São questões importantes para pensarmos se demonstramos o compromisso do jornalista e a conduta ética que deve ser tomada para não cometer devaneios e manter o respeito com todos. São questões que a categoria deve discutir e repensar os maus exemplos que já possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário